Caças Gripen iniciam atividades operacionais na FAB (VÍDEOS)

Na segunda-feira (19), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea de Anápolis, uma cerimônia marcando o início das atividades operacionais dos caças F-39 Gripen pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea.
Sputnik
Durante a cerimônia, dois caças Gripen fizeram um voo de apresentação com pilotos brasileiros treinados na Suécia.
O início da operação ocorre após a fase de ensaios em voo no Brasil, conduzida no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Galvão Peixoto, desde setembro de 2020, informou a SAAB.
No dia 27 de outubro de 2020, o primeiro caça Gripen adquirido pela FAB foi apresentado às autoridades, em Brasília.
Produzido pela fabricante sueca Saab, o Gripen é considerado um bom avião de combate, fácil de pilotar e sua compra pelas Forças Armadas é apontada como um ótimo custo-benefício, por ser mais barato do que alguns concorrentes e envolver transferência de tecnologia.
O avião multifuncional F-39 Gripen, que possui 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, com capacidade para 6,5 toneladas de armamento, será incorporado à FAB para operações de controle do espaço aéreo, ataque e reconhecimento.
Além disso, a aeronave pode operar sob quaisquer condições meteorológicas, podendo, segundo a Aeronáutica, percorrer mais de 4.000 quilômetros sem a necessidade de reabastecer.
O Brasil contará com 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39.
Parte da produção dos caças será na Suécia, enquanto outra parte ocorrerá na planta da Embraer em Galvão Peixoto, interior de São Paulo.
Comentar