Notícias do Brasil

Chuvas provocam estragos em vários estados; pelo menos 2 pessoas morreram em SC e 8 em MG

Em Minas Gerais, 91 municípios decretaram estado de emergência nesta terça-feira (20), segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Sputnik
Pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um deslizamento de terra no bairro de Jardim Aliança, em Balneário Camboriú (SC), decorrente de chuvas intensas que afetam a região.
As vítimas fatais eram duas irmãs adolescentes, de 15 e 17 anos, que estavam dormindo no momento do deslizamento.
Desde a noite da última segunda-feira (19), chuvas intensas vêm causando estragos nas regiões Sul e Sudeste. Os estados mais afetados são Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na parte norte.
Na manhã desta terça-feira (20), a Defesa Civil Nacional alertou sobre risco alto de deslizamentos e alagamentos em Santa Catarina e Minas Gerais.
Pequeno alagamento causado pela chuva bloqueia parte de pista em estrada de Santa Catarina, em 20 de dezembro de 2022
O governo de Santa Catarina alertou que a previsão é de chuva volumosa e intensa no estado até a próxima quarta-feira (21) e pediu à população para ficar em casa. Ainda segundo o governo do estado, pelo menos três municípios registraram ocorrências, Jaraguá do Sul, Ilhota e Itapema, mas a expectativa é que o número pode subir.
Já em Minas Gerais, a área mais afetada é a região metropolitana da capital, Belo Horizonte. Segundo alertou a Defesa Civil, a previsão é que as chuvas se estendam no estado de Minas pelos próximos dois dias, sendo que para Belo Horizonte a previsão é que persistam até a primeira semana de janeiro.

"Possibilidade do aumento de chuvas, além da média, em todo o estado, principalmente na RMBH [Região Metropolitana de Belo Horizonte] e Zona da Mata, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Defesa Civil Nacional", alertou a Defesa Civil de Minas Gerais.

Segundo o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas, 91 municípios decretaram estado de emergência, 8 pessoas morreram, 1.244 estão desabrigadas e 4.434 estão desalojadas.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, pediu que a população adotasse medidas de autoproteção.
Em Macaé, no norte do estado do Rio de Janeiro, uma cratera se abriu em decorrência das chuvas, em uma rua do bairro Morro São Jorge.
"A Defesa Civil informa que Macaé encontra-se em estado de alerta. Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 milímetros de chuva. A previsão é de chuva fraca e contínua nesta terça, 20, e quarta, 21", informou a Prefeitura de Macaé, em sua conta no Twitter.
Já em Rio das Ostras, a prefeitura divulgou um comunicado que alertava sobre o risco de transbordamento do rio Jundiá.
"O índice de chuva está chegando a 120 milímetros nas últimas horas e com a iminência de transbordamento do Rio Jundiá, que pode atingir diretamente as localidades do Praia Âncora e Village Rio das Ostras", disse o comunicado.
Comentar