Os artefatos foram descobertos na vila de Shuangdun. A área da cova onde foi achado o tesouro tem forma quadrada e 1,63 metro de comprimento, 1,58 metro de largura e 0,5 metro de profundidade. As moedas de bronze unidas em série com cordas de palha foram cuidadosamente colocadas em camadas. A maioria pertence à dinastia Song.
As moedas descobertas se encontram em bom estado de preservação, e a maioria delas tem inscrições legíveis, o que indica um valor significativo para um estudo mais aprofundado.
Antigamente na China tais amontoados eram frequentemente enterrados no solo, em busca de preservar tais objetos como porcelana preciosa, moedas, ferramentas de metal e outros itens de valor, apontam pesquisadores, escreve Arkeonews.
Um tesouro de moedas antigas contendo 1,5 tonelada de moedas que remontam das dinastias Tang (618-907) e Song (960-1279) foi descoberto na província chinesa de Jiangsu no leste do país.
A maioria das moedas são wens – uma denominação de moeda usada na China nos tempos imperiais. Wens de bronze eram comuns até que a aguda escassez de cobre forçou a dinastia Song do Sul (1127-1279) a emitir moedas de menor qualidade e menor valor.