Panorama internacional

Mais de 1 milhão de moradores de Kiev estão sem eletricidade, diz empresa de energia ucraniana

Desde 10 de outubro, Moscou vem lançando ataques contra infraestruturas energéticas da Ucrânia, em retaliação aos ataques ucranianos à infraestrutura russa e ao bombardeio da Ponte da Crimeia.
Sputnik
Cerca de 1,1 milhão de pessoas estão sem eletricidade em Kiev, informou nesta terça-feira (20), a empresa de energia ucraniana Yasno.
"Infelizmente, a condição do sistema de energia em Kiev praticamente não muda. Quase toda a cidade ficou sem energia por um dia, cerca de 1,1 milhão de moradores. Na verdade, agora temos 50% menos capacidade [de geração de energia]", disse a empresa.
As instalações de energia em toda a Ucrânia foram alvo da Rússia a partir de 10 de outubro, em retaliação aos ataques ucranianos à infraestrutura russa e ao bombardeio da Ponte da Crimeia, que Moscou acredita ter sido realizado por serviços especiais ucranianos.
Operação militar especial russa
Putin: Rússia ataca centros de energia da Ucrânia, mas quem atacou primeiro foi Kiev
Os ataques foram lançados por Moscou contra infraestruturas energéticas, de defesa e militar, além da infraestrutura de comunicação em toda a Ucrânia. Desde então, alertas de ataques aéreos são emitidos nas regiões ucranianas diariamente, às vezes em todo o país.

Após outra série de ataques, em 15 de novembro, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que cerca de 50% da infraestrutura de energia da Ucrânia foi danificada. As autoridades exortaram as pessoas a reduzir o uso de eletricidade e recorreram a apagões contínuos para economizar energia.
Comentar