No estudo, os pesquisadores sugeriram que as espaçonaves alienígenas, se existirem, poderiam deixar ondas gravitacionais para trás, que poderiam ser detectadas a partir da Terra.
Para isso, eles calcularam que a espaçonave teria de ser do tamanho de Júpiter para gerar ondas gravitacionais capazes de alcançar a Terra.
De acordo com os especialistas, o método de detecção por gravidade não é limitado ao tradicional alcance dos sinais eletromagnéticos, sendo capaz de investigar todas as estrelas na Via Láctea, bem como brevemente de outras galáxias.
Além disso, eles sugerem que a espaçonave também deve viajar rapidamente, a cerca de um décimo da velocidade da luz, e estar a aproximadamente a 326 mil anos-luz da Terra.
Somente com estas condições os pesquisadores do LIGO poderiam detectar as ondas gravitacionais geradas pela espaçonave alienígena.
Os observadores também observaram que, se os alienígenas usarem a dobra espacial, os cientistas na Terra também poderiam detectá-los usando a mesma tecnologia, já que também geraria ondas gravitacionais.