Mais de 10 mil antenas Starlink serão entregues à Ucrânia nos próximos meses, informou a Bloomberg nesta terça-feira (20), citando autoridades do governo ucraniano.
A Starlink forneceu à Ucrânia cerca de 22 mil dispositivos desde o início da operação militar especial da Rússia, em fevereiro.
Segundo a publicação, vários países da União Europeia ajudarão a Ucrânia a pagar pelos serviços Starlink, embora não tenha sido divulgado quais Estados ajudariam a cobrir o custo.
O fundador da SpaceX, o bilionário Elon Musk, disse no início deste ano que considerava cancelar sua doação de serviços da Starlink para a Ucrânia porque a manutenção estava se tornando muito cara. O empresário, no entanto, decidiu continuar o fornecimento.
Em meados de fevereiro, a Ucrânia confirmou pela primeira vez que havia solicitado ao bilionário que fornecesse estações Starlink e acesso à Internet via satélite.
Na época, a mídia dos EUA informou que o Exército ucraniano estava usando a tecnologia de Musk nos ataques contra as tropas russas, principalmente em operações de rastreamento e espionagem.
Em setembro, a Guarda Nacional da Rússia comunicou que apreendeu um terminal de Internet Starlink que era fornecido a Kiev como parte de um dos pacotes de assistência militar dos Estados Unidos.
Durante a ação, três colaboradores ucranianos foram presos na República Popular de Lugansk (RPL), e o sistema on-line do empresário sul-africano foi desligado.