Notícias do Brasil

Ao apresentar falha no motor, lançamento de foguete sul-coreano da base de Alcântara é adiado

O HANBIT-TLV tem um sistema de propulsão híbrido descrito como inovador pela empresa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), movido à base de oxigênio líquido e parafina, além de uma bomba elétrica.
Sputnik
Programado para acontecer nesta quarta-feira (21) na base de Alcântara no Maranhão, o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi adiado após o motor apresentar falhas, segundo o jornal O Globo.

"O mais importante, no momento, é recuperar todas as informações, aprender com os testes em ambiente real e partir para novas séries de testes, até alcançar o sucesso completo. É assim que se avança", disse o presidente da AEB, Carlos Moura, sobre o adiamento de acordo com a mídia.

Na sexta-feira passada (16), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizou com sucesso o primeiro teste vertical do foguete para que seu lançamento acontecesse hoje (21), conforme noticiado.
O projeto do HANBIT-TV é apontado como um passo no cumprimento de um objetivo anunciado pela AEB: tornar o local atrativo para empresas do ramo.
Ciência e sociedade
Foguete sul-coreano será lançado do Brasil com sistema de navegação 100% brasileiro
Seria uma oportunidade da AEB e da base de Alcântara se mostrarem capazes de atenderem às necessidades do chamado New Space, a fatia do mercado aeroespacial que se ocupa de satélites de pequeno porte, segundo a mídia.
Entretanto, o lançamento foi abortado por um momento, e as equipes desmobilizadas. A empresa analisará os dados coletados para entender o que deu errado, mas não forneceu uma nova data para operação.
Comentar