Conforme noticiou o Estado de S. Paulo, Marina é a mais provável de assumir o ministério. A deputada eleita foi ministra do Meio Ambiente durante a primeira passagem de Lula pelo Planalto.
O presidente ainda deve atender ao pedido da futura ministra para a criação de uma autoridade nacional climática subordinada ao ministério. A criação da autarquia foi apoiada pelo grupo técnico do gabinete de transição.
A pasta chegou a ser oferecida a Tebet após a negativa do PT em ceder à senadora o Desenvolvimento Social, mas a emedebista não quis disputar o posto com Marina. Izabella Teixeira, que comandou o Meio Ambiente durante o governo Dilma Rousseff e também era cotada, não deve assumir a função.
Segundo informou o G1, o Ministério do Desenvolvimento Social deve ser comandado por Wellington Dias (PT), senador eleito e ex-governador do Piauí. Ainda não está certo para qual ministério vai Tebet, que foi a terceira colocada na corrida presidencial.
Nesta quinta-feira (22), Lula deve anunciar uma nova leva de ministros, segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Segundo ele, o governo terá 37 ministérios.
Até o momento foram definidos os titulares de Fazenda (Fernando Haddad), Defesa (José Múcio Monteiro), Relações Exteriores (Mauro Vieira), Casa Civil (Rui Costa), Justiça (Flávio Dino), Cultura (Margareth Menezes) e Educação (Camilo Santana).