Panorama internacional

MRE russo: Rússia está pronta para atender chamado e construir usina nuclear flutuante na Indonésia

Segundo autoridade russa no país asiático, somente Moscou detém a tecnologia necessária para construção de usinas nucleares flutuantes a serem acopladas em grandes navios.
Sputnik
A Rússia está pronta para construir uma usina nuclear na nova capital da Indonésia, Nusantara, disse a embaixadora russa na Indonésia, Lyudmila Vorobyeva, nesta quarta-feira (21).

"Respondendo ao chamado do governo indonésio, o presidente [russo] [Vladimir] Putin está pronto para construir uma usina nuclear na península de Kalimantan. Várias agências do governo indonésio já nos contataram sobre questões relacionadas às tecnologias que a Rússia possui", disse Vorobyeva.

Segundo a diplomata, há interesse no desenvolvimento da cidade de Nusantara, na península de Kalimantan, e está pronto para oferecer tecnologias exclusivas à Indonésia.
Panorama internacional
Indonésia manifesta interesse em se juntar ao BRICS, diz presidente do Senado russo
Em particular, Moscou possui a tecnologia de usinas nucleares flutuantes, que são acopladas a grandes navios e podem ser colocadas em qualquer lugar, acrescentou Vorobyeva.

"Isso os torna indispensáveis ​​em caso de desastres naturais, dos quais a Indonésia costuma sofrer [...]. Somos os únicos no mundo que possuem essa tecnologia", sublinhou.

Neste verão, Putin ofereceu a seu homólogo indonésio, Joko Widodo, cooperação para trabalhar em um projeto nuclear no país asiático.
Comentar