Nesta quarta-feira (21), um dos vice-presidentes do PT, deputado José Guimarães, esteve em reunião com o embaixador do Irã, Hossein Gharibi. Segundo Guimarães, a ideia é retomar e ampliar os laços entre os países.
Ao mesmo tempo, Guimarães afirmou que a intenção da próxima gestão é aumentar o fluxo de capitais entre Teerã e Brasília: "Vamos retomar a boa relação bilateral e ampliar os investimentos internacionais no Brasil", disse o deputado.
Durante o seu segundo mandato, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva manteve boas relações com o então presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o recebeu no Distrito Fderal em 2009. Entretanto, o iraniano foi recebido no Brasil pelo petista sob protestos de entidades judaicas e de defesa dos direitos humanos, segundo a revista Veja.
Em agosto, o especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, Robinson Farinazzo, entrevistado pela Sputnik Brasil, sublinhou que, em relação ao país persa, China e Rússia, é importante perceber que as três nações não questionam a soberania da Amazônia como outros países do Ocidente. "[…] Precisamos olhar os interesses predatórios dos países-membros da OTAN. Irã, Rússia e China nunca fizeram pressões nem questionaram nossa soberania na Amazônia", afirmou.