Panorama internacional

Alemanha pode se tornar 'Estado falido' devido à crise de energia, diz deputado

Neste sábado (24), o vice-presidente do Bundestag, Wolfgang Kubicki, declarou que a Alemanha corre o risco de se tornar um Estado falido e disfuncional caso não consiga enfrentar os efeitos da crise energética.
Sputnik
A declaração de Kubicki, membro do Partido Democrático Livre, ocorreu em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag. "Se continuarmos assim e quisermos fornecer assistência energética durante anos, então poderemos enfrentar a falência do Estado em vez do socialismo de Estado", disse.
Olaf Scholz, chanceler alemão, chega a encontro de gabinete semanal na Chancelaria do país em Berlim, Alemanha, 9 de novembro de 2022
O parlamentar ressaltou que o dinheiro extra que a Alemanha agora planeja gastar em importações de energia de outros lugares que não a Rússia seria retirado de outras áreas.
"Muitas pessoas têm a sensação de que a Alemanha está a caminho de se tornar um estado disfuncional. Infraestrutura, governo, preços da energia e incapacidade do Bundeswehr [Exército alemão] de defender seu país — temos que tomar contramedidas; caso contrário, as coisas podem dar errado", acrescentou Kubicki.
Os países ocidentais e seus aliados têm enfrentado altos preços da energia após a imposição de sanções à Rússia devido à operação militar especial na Ucrânia. A crise e as sanções provocaram distúrbios nas cadeias de abastecimento e um aumento dos preços da energia em todo o mundo, especialmente na Europa.
Comentar