Panorama internacional

Cazaquistão apoia o aumento da cooperação entre Japão e Ásia Central, diz MRE

O Cazaquistão apoia o aumento do investimento e da cooperação comercial entre o Japão e os países da Ásia Central para mitigar as consequências negativas das sanções sobre a economia dos países da região, disse o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão neste sábado (24).
Sputnik
O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, participou da 9ª Reunião Ministerial do Diálogo Ásia Central-Japão, onde se reuniu com seus colegas do Japão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Os ministros mantiveram negociações sobre transporte, comunicações, segurança regional, mudança climática e digitalização, entre outros temas, de acordo com a mídia local.
"Em seu discurso, Tileuberdi observou a importância de aumentar a cooperação na área de investimento e comércio com a redução do impacto negativo das sanções na economia da Ásia Central", diz o comunicado.
De acordo com o ministério, a delegação cazaque apresentou uma série de propostas sobre o desenvolvimento de um plano de ação conjunto para melhorar os mecanismos de cooperação e coordenação, bem como projetos de investimento.
Tileuberdi também manteve conversações bilaterais com seu homólogo japonês, Yoshimasa Hayashi, para discutir as perspectivas de relações bilaterais e regionais, bem como questões de importância global.
O Cazaquistão vai assumir a presidência do formato Ásia Central-Japão em 2023 e vai sediar a próxima reunião ministerial, informou o ministério.
Panorama internacional
Não há 'jogo' geopolítico no projeto de gás de Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão, diz Lavrov
Comentar