Panorama internacional

Com aval de Pequim, fronteira com Hong Kong deve ser aberta em 2023, diz liderança local

O chefe executivo de Hong Kong, John Lee (à esquerda), ao lado do presidente chinês, Xi Jinping (à direita), durante encontro em Pequim, China, 23 de dezembro de 2022
Neste sábado (24), o chefe-executivo de Hong Kong, John Lee, declarou que o governo chinês deu luz verde para reabrir a fronteira entre Hong Kong e a China continental, que está fechada há mais de três anos devido à pandemia de COVID-19.
Sputnik
Conforme publicou o site South China Morning Post, Lee garantiu que "a tão esperada reabertura da fronteira com o continente pode agora ser alcançada", apontando que Pequim sinalizou que positivamente em relação à medida.
Segundo o chefe-executivo, a expectativa é de que uma proposta concreta para reabrir a fronteira seja finalizada em meados de janeiro de 2023.
Apoiadores pró-chineses rasgam bandeira nacional dos EUA junto do consulado-geral do país norte-americano em Hong Kong, China, 3 de agosto de 2022
Apoiadores pró-chineses rasgam bandeira nacional dos EUA junto do consulado-geral do país norte-americano em Hong Kong, China, 3 de agosto de 2022
A liderança de Hong Kong demonstrou ainda interesse em incentivar laços econômicos com a China continental. Os preparativos estão sendo feitos para reiniciar os serviços de trem com a cidade e Guangzhou, no sul da China, já a partir do início do ano que vem.
Na quarta-feira (21), John Lee foi à China continental e se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, assim como com outros representantes da alta cúpula da liderança chinesa, para apresentar um relatório sobre o trabalho do governo nos últimos seis meses e tratar da abertura da fronteira.
Comentar