Panorama internacional

Lavrov: o principal resultado do ano é que agora sabemos quem é capaz de cumprir os tratados

O principal resultado do ano de 2022 é que se viu quem hoje é capaz de cumprir os acordos internacionais e quem não é confiável, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Sputnik
"A principal conclusão e resultado é que a situação foi esclarecida de forma definitiva e irrevogável. O que está acontecendo no mundo, quem tem certas intenções e planos para atuar no cenário internacional, quem é capaz de cumprir os tratados e em quem não se pode confiar a partir de agora", disse o chanceler em entrevista.
Vários países condenaram a operação militar especial que a Rússia lançou na Ucrânia no dia 24 de fevereiro em resposta ao pedido por assistência diante do genocídio de Kiev das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) — anteriormente reconhecidas por Moscou como Estados soberanos. O Ocidente começou a apoiar Kiev com suprimentos de armas, doações, ajuda humanitária e sanções contra Moscou.
Neste contexto, Vladimir Putin criticou as autoridades ucranianas por "matarem" os Acordos de Minsk, sublinhando no final de fevereiro que o documento deixou de existir muito antes de a Rússia decidir reconhecer o RPD e RPL no dia 21 de fevereiro.
Panorama internacional
Lukashenko apela ao Ocidente para 'ouvir a voz da razão' e retomar o diálogo sobre segurança
Comentar