Nesta segunda-feira (26), o Serviço de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) informou que, com o Comitê Investigativo e o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro russos, desmantelou um grupo de apoiadores do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em diversos países).
De acordo com o comunicado do órgão, o organizador do grupo e seus 18 cúmplices formaram uma rede em várias regiões da Rússia, a qual patrocinava a organização terrorista e transportava extremistas para a Síria e a Ucrânia a fim de participar das hostilidades contra o Exército russo.
Ao longo das incursões, foram encontrados fotos e vídeos que confirmam a participação de extremistas dessa rede no conflito sírio, em agrupamentos do Daesh, e na Ucrânia, conectados a nacionalistas, disse o FSB.
"Durante as buscas nos locais de residência dos acusados, foram apreendidas ferramentas de comunicação, instrumentos de pagamento e computadores pessoais, nos quais foram encontrados materiais de foto e vídeo sobre a participação de membros da comunidade terrorista nas hostilidades na Síria [...] e na Ucrânia", informou o órgão.
As detenções foram realizadas no Daguestão e na Chechênia. Oito indivíduos na Síria foram colocados na lista internacional de procurados e dois condenados pelos tribunais a longas penas de prisão.e