Panorama internacional

Câmara dos EUA proíbe uso do TikTok em dispositivos oficiais

Nesta terça-feira (27), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos informou aos seus membros e funcionários que o uso do aplicativo TikTok está proibido nos dispositivos eletrônicos oficiais do órgão devido a preocupações de segurança.
Sputnik
A nova norma entrou em vigor após medida aprovada em projeto de lei de gastos gerais do Congresso, que incluiu a proibição do aplicativo em todo o governo federal.
"Com início imediato: os funcionários da casa não podem baixar o aplicativo TikTok em nenhum dispositivo móvel da casa. O TikTok não é permitido em dispositivos móveis domésticos. Se você tiver o aplicativo TikTok em seu dispositivo móvel doméstico, será contatado para removê-lo", disse o diretor administrativo da Câmara (CAO, na sigla em inglês) em um aviso interno, divulgadopela agência Reuters.
O gabinete de cibersegurança da CAO considerou o aplicativo TikTok uma ameaça para os usuários devido a supostos riscos de segurança, segundo o aviso.
O projeto de lei de gastos no valor de US$ 1,7 trilhão (R$ 9 trilhões) aprovado pelo Congresso norte-americano no início de dezembro, exige que as agências do governo federal removam o TikTok de sua rede de dispositivos oficiais. Apesar da nova regra, algumas agências já haviam imposto suas próprias proibições.
Ian Krager com o gabinete do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA monta quatro bandeiras no palco antes de uma cerimônia da Medalha de Ouro do Congresso em homenagem à Polícia do Capitólio dos EUA, Washington, DC, Polícia Metropolitana e outros que protegeram o Capitólio dos EUA durante o 6 de janeiro de 2021
O TikTok tem sido objeto de escrutínio do governo federal dos EUA por supostos laços entre sua empresa-mãe, a ByteDance, e o governo da China. Essa não é a primeira vez que o aplicativo é alvo do governo norte-americano. Em 2020, o então presidente dos EUA, Donald Trump, decretou o banimento do aplicativo no país, mas a medida foi revogada mais tarde.
Comentar