Panorama internacional

Coreia do Sul destaca aeronaves em resposta a pássaros confundidos com drones da Coreia do Norte

Os militares da Coreia do Sul enviaram aeronaves em resposta a uma suposta nova incursão aérea da Coreia do Norte, um dia após vários drones norte-coreanos terem entrado no espaço aéreo do vizinho do Sul.
Sputnik
As autoridades militares da Coreia do Sul mobilizaram caças e helicópteros após confundirem um bando de aves com um drone da Coreia do Norte no condado de Ganghwa, relatou nesta terça-feira (27) o portal sul-coreano Naver.
Ele citou os chefes do Estado-Maior Conjunto como dizendo que detectaram um objeto desconhecido por volta das 13h00 (horário local, 01h00, no horário de Brasília) da terça-feira (27) e o rastrearam por quase três horas, enviando em seguida meios de ataque para responder à suposta incursão.
Panorama internacional
Militares de Seul pedem desculpas por não terem derrubado drones da Coreia do Norte
No entanto, não foram emitidos alertas e não foram feitos tiros de advertência.
Enquanto isso, Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, declarou em uma reunião de gabinete, também na terça-feira (27), que o país reforçará suas capacidades militares de vigilância e reconhecimento com a criação de uma unidade de drones em resposta à recente incursão de veículos aéreos não tripulados norte-coreanos no território sul-coreano.
Yoon lamentou que a Assembleia Nacional da Coreia do Sul tenha cortado o orçamento para o próximo ano proposto pelo governo para "responder a essas provocações militares com drones" em 50%, mas garantiu que trabalharia para aumentá-lo.
Comentar