O Lantset-3M é uma nova geração de munições vagantes, ou seja, drones kamikaze, que já têm sido um pesadelo para as tropas ucranianas. O veículo aéreo foi desenvolvido pela empresa russa ZALA Aero Group, escreve portal Defence Blog.
O drone kamikaze sobrevoa a arena das operações militares, localiza e rastreia o inimigo, "estuda" possíveis alvos para ajudar a selecionar os de alta prioridade, escolhendo o tempo certo, direção e ângulo de ataque e, por fim, executa um golpe preciso. Os operadores podem até cancelar o ataque no último segundo depois de armar o drone.
Esse tipo de controle permite que os soldados façam redirecionamento caso o adversário se mova para fora da vista. De acordo com as informações, o novo drone russo pesa cerca de 15 quilos e tem uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h.
Detalha-se que o alcance máximo do aparelho é de 40 km, e os alvos são geralmente identificados por um drone de reconhecimento antes da utilização do Lantset.
Lancet-3M (versão aprimorada).
Segundo informaçõe, a principal característica deste drone, em comparação com a sua versão original, é a forma mais aerodinâmica, proporcionando ao aparelho indicadores de voo significativamente melhores.
As características técnicas do novo drone ainda não foram oficialmente divulgadas. No entanto, aparentemente o veículo aéreo possui maior estabilidade durante o voo, bem como maior alcance e velocidade.