Panorama internacional

'Situação desafiadora': Coreia do Norte estabelece metas para reforçar defesa em 2023, diz mídia

Nesta terça-feira (27), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, estabeleceu novas metas para fortalecer a defesa da Coreia do Norte em 2023, no contexto da escalada na península coreana, de acordo com a mídia norte-coreana.
Sputnik
Conforme publicou a KCNA, Kim apresentou um relatório delineando novos objetivos no segundo dia de sessões da sexta reunião plenária oitava Comitê Central do Partido Dos Trabalhadores da Coreia.
Segundo a publicação, o governo norte-coreano "estabeleceu novas metas-chave para reforçar a capacidade de defesa autossuficiente a ser impulsionada em 2023". O estabelecimento das novas metas estaria ligado a mudanças no cenário internacional e na península coreana descritas como parte de uma "situação desafiadora".
Mísseis balísticos da Coreia do Norte
Recentemente, além do aumento no número de testes de armas de Pyongyang, houve nova escalada na tensão regional. Na segunda-feira (26), a agência de notícias Yonhap informou, citando os militares sul-coreanos, que vários drones supostamente norte-coreanos cruzaram a fronteira entre os países.
Ainda de acordou com a publicação, a Coreia do Sul tentou derrubar os drones e despachou aeronaves de combate e helicópteros de ataque para interceptá-los. Uma das aeronaves, um avião de ataque leve KA-1, teria caído durante a decolagem.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul classificou a violação do seu espaço aéreo por drones norte-coreanos como "uma provocação clara" e comprometeu-se a responder de forma decisiva.
Comentar