A publicação especifica que o voucher pode ser obtido mediante a apresentação de fatura pessoal ou certidão para casas com aquecimento coletivo atestando a compra de lenha no valor mínimo de € 50. O valor do auxílio vai depender da renda dos requerentes e de seu estado civil.
"Para um rendimento ligeiramente superior, será emitido um voucher de € 100. Apenas as famílias ricas ou muito ricas não poderão receber esta ajuda", informa o Ouest France.
As autoridades nacionais estimam que cerca de 70% de um total de 2,6 milhões de agregados familiares que utilizam lenha vão poder receber estes vales.
A União Europeia (UE) está passando por uma crise de energia devido aos altos preços do gás, causados pelas sanções ocidentais impostas ao combustível da Rússia, o que fez com que as contas de eletricidade disparassem. A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do país eurasiano, Maria Zakharova, comentou a situação e garantiu que as restrições do bloco europeu contra a Rússia vão agravar os problemas socioeconômicos da própria UE.