Entre uma variedade de objetos descobertos na tumba, o maior destaque merece uma longa espada de ferro, cuja empunhadura está revestida com duas placas de ouro e o pomo da arma é decorado com duas cabeças de grifo estilizadas. O artefato remonta ao século IV a.C.
Durante escavações na região de Rostov, os arqueólogos descobriram um túmulo entre sepultamentos que datam da Idade do Bronze, da época cita e, possivelmente, da Idade Média.
Espada de ferro do século IV a.C. decorada com ouro descoberta no túmulo de um guerreiro cita na Rússia
Assim, durante os trabalhos os especialistas acharam os restos mortais de um guerreiro nobre cita enterrado no século IV a.C. com objetos valiosos, entre os quais cinco ânforas, um vaso grego antigo e uma espada de ferro.
Sergei Lukyashko, da Universidade Técnica Estatal do Don, detalhou que a lâmina desta espada tem 75 centímetros de comprimento e o cabo tem 16,5 centímetros. No sepultamento a espada estava mantida na bainha de madeira, cujos restos se preservaram até os dias de hoje.
Espada de ferro do século IV a.C. decorada com ouro descoberta no túmulo de um guerreiro cita na Rússia
No início da idade do Ferro havia culturas do mundo cita-siberiano nos vastos territórios das estepes e da zona de estepe florestal que se estendem dos atuais territórios da Romênia e Moldávia até o sul da Sibéria. As culturas têm em comum a chamada "tríade cita": armas semelhantes, elementos de equipamentos equestres, bem como o estilo de arte com representação de animais.