A Rússia deverá em breve completar a entrega de 24 aviões Su-35 ao Irã, noticiou na quarta-feira (28) a agência iraniana Tasnim.
Conforme relatado pela Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo), o caça Su-35 "combina as qualidades de um caça moderno (supermanobrabilidade, ajuda de aquisição ativa e passiva superiores, alta velocidade supersônica e longo alcance, capacidade de gerir ações de grupos de combate, etc.) e de um bom avião tático (ampla gama de armas que podem ser carregadas, moderno sistema de guerra eletrônica multicanal, assinatura de radar reduzida e alta capacidade de sobrevivência em combate)".
Algumas das aeronaves de quarta geração, usados principalmente para missões de superioridade aérea, deverão ser instaladas na Base Aérea Tática 8 da Força Aérea iraniana, na cidade de Isfahan.
O Ocidente e Kiev têm acusado o Irã de fornecer drones para a Rússia, apesar da ajuda em grande escala para a Ucrânia dada por países ocidentais desde que Moscou iniciou a operação militar especial em 24 de fevereiro.
O Irã e a Rússia também assinaram vários acordos nos últimos meses para impulsionar a cooperação econômica, comercial, energética e militar.