"É importante contextualizar essa recuperação diante das perdas que o setor teve, especialmente em 2020. A receita do setor de turismo só nos dois primeiros meses de pandemia caiu em dois terços, e foi o setor mais atingido pela pandemia. É um setor extremamente sensível. É um setor transversal, movimenta uma cadeia relativamente grande de setores", afirma o economista.
"O turismo representa parcela pequena do PIB: cerca de 7% a 8%. Portanto, apesar de auxiliar no crescimento, dificilmente teremos um grande impulso na economia brasileira advindo do turismo. Ele ajuda, sem dúvidas, o crescimento econômico, mas dificilmente pode ser entendido como o grande motor do crescimento", afirma a professora em entrevista à Sputnik Brasil, acrescentando que o turismo não necessariamente gera ganhos de produtividade, importantes para o processo de desenvolvimento sustentável em meio ao crescimento econômico.
Turismo é termômetro da economia e depende de investimento público
"É uma atividade econômica ainda altamente sazonal, concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste, basicamente. E, obviamente, ela é menos um motor de crescimento da economia e mais um termômetro da retomada econômica", aponta Bentes.
"Há também o vetor do investimento público. E isso preocupa porque a disponibilização de infraestrutura de transportes, aeroportos, portos, terminais rodoviários depende muito do investimento público. E o quadro fiscal do Brasil nos últimos anos tem sido um quadro de deterioração. Isso obviamente compromete a retomada dos investimentos e a retomada mais vigorosa do setor. Portanto retomada de investimentos públicos passa pela correção do problema fiscal no Brasil, que infelizmente está longe ainda de ser equacionado", explica o economista.
Em meio ao baixo investimento público, setor deve ter crescimento fraco em 2023
"Quando investimos no desenvolvimento ou restauração de um centro urbano histórico, por exemplo, estamos envolvendo uma cadeia ampla de atividades ligadas àquela cidade. Por isso o desenvolvimento do turismo pode gerar efeitos positivos em outras tantas cadeias produtivas, com crescimento em outras áreas", conclui.