O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta sexta-feira (30) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por possíveis crimes praticados durante as celebrações do 7 de setembro deste ano.
A notícia-crime Petição (PET) 10576 foi apresentada em 9 de setembro, pelo deputado federal Israel Batista (PSB-DF). Para o deputado, Bolsonaro usou o aparato do Estado em comícios da celebração da data para pedir votos nas eleições de outubro e atacar seu então adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com o arquivamento da investigação, Lewandowski atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), feito por meio de uma representação da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araujo, que afirmou que a notícia-crime não reunia elementos suficientes para a instauração formal da investigação.
A postura de Bolsonaro nas celebrações do bicentenário da Independência da República gerou uma onda de críticas por opositores e analistas políticos, que afirmaram que o presidente tentou capturar a data em seu benefício.