Faltam poucas horas para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. O petista retorna à chefia do Palácio do Planalto 11 anos depois para o seu terceiro mandato.
A data de 1º de janeiro é emblemática para política brasileira, uma vez que registra oficialmente a chegada de um novo chefe de Estado ao poder.
Contudo, essa será a última vez que o primeiro dia do ano terá o "prestígio" de ser o dia oficial do evento.
A mudança da data está prevista em emenda constitucional, aprovada em setembro do ano passado, e de acordo com a nova regra, a partir de 2026, a posse dos presidentes e dos vices será no dia 5 de janeiro, e dos governadores e dos vices, no dia seguinte: 6 de janeiro, relata o jornal O Globo.
Entretanto, as posses de prefeitos e seus vices continuarão a acontecer no 1º de janeiro após as eleições. Já, deputados e senadores eleitos em outubro serão empossados no dia 1º de fevereiro do próximo ano.
O primeiro presidente a ser empossado no primeiro dia do ano foi Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), anteriormente, as posses de presidente da República e de governadores aconteciam no dia 15 de março, mas a Constituição de 1988 alterou a data.