Segundo informações do Poder 360, o homem teria viajado do Rio de Janeiro para Brasília. Durante a revista na entrada do evento, foi encontrada uma faca tipo "peixeira". O homem foi detido e encaminhado para a delegacia.
A Polícia Militar do Distrito Federal também informou que "estão ocorrendo apreensões de diversos objetos", mas não detalhou outras ocorrências envolvendo detenções.
A segurança é um dos tópicos que preocupa as autoridades responsáveis pela solenidade. Ainda hoje (1º), mais cedo, uma suspeita de bomba no metrô de Brasília interrompeu a circulação de trens e mobilizou agentes de segurança.
Equipes dos batalhões de Cães (BPCães) e de Operações Especiais (Bope) fizeram buscas na estação 108 Sul do metrô, após a denúncia sobre a suspeita de explosivos em um pacote. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também acompanhou a ocorrência.
Enquanto na praça dos Três Poderes o público esperado é de 40 mil pessoas, cerca de 300 mil devem participar das festividades da posse. A maioria está passando por uma revista, sendo que a organização proibiu garrafas de quaisquer tipos na posse do presidente eleito.