Panorama internacional

Moscou: Rússia e Brasil têm visão igual do futuro do mundo, multipolar e justo

A presidente do Conselho da Federação da Rússia disse que entregou ao novo presidente brasileiro Lula da Silva um convite de Vladimir Putin para visitar o país.
Sputnik
Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Rússia, anunciou neste domingo (1º) ter entregue um convite de Vladimir Putin, presidente da Rússia, a Lula da Silva para visitar Moscou.
Ela representa a Rússia na cerimônia de posse do novo presidente brasileiro.

"Entreguei uma mensagem escrita do presidente da Federação da Rússia ao excelentíssimo presidente do Brasil, e também confirmei que estamos esperando por ele em Moscou, assim que sua agenda permitir", disse ela.

"É muito importante que tanto a Rússia quanto o Brasil tenham a mesma visão do mundo futuro, um mundo multipolar e justo e, por isso, temos amplas possibilidades de estabelecer uma cooperação", sugeriu ela.
Ela também afirmou que a Rússia está disposta a fornecer a necessária quantidade de fertilizantes ao Brasil.
"A Rússia tem sido e continua sendo um dos principais fornecedores de fertilizantes minerais para o Brasil, que desempenham um papel muito importante aqui no setor agroindustrial, e confirmamos nossa disponibilidade para fornecer o volume necessário de fertilizantes."
Notícias do Brasil
Lula se reúne com chefe do Senado russo antes da posse presidencial
Para Matvienko, o Brasil é um parceiro de confiança, independentemente da conjuntura internacional.
"Também quero sublinhar o fato de que o Brasil é um parceiro muito confiável, muito importante, muito comprovado para a Rússia", disse ela aos repórteres, lembrando que em 2024 será o 195º aniversário do estabelecimento de relações entre os dois países.

"Nossas relações [...] eles não estão sujeitos à conjuntura externa. Apreciamos muito o fato de o Brasil ter uma política externa independente, não sucumbe a nenhuma influência externa, age mantendo sua soberania, sua independência e defendendo seus interesses nacionais, e nisto também somos semelhantes", continuou a alta responsável.

Na véspera de sua posse, Lula realizou reuniões com os chefes das delegações russa e ucraniana.
No sábado (31) Matvienko chegou a Brasília e teve reuniões com Salvador Mesa, vice-presidente de Cuba, e Esperanza Bias, presidente da Assembleia da República de Moçambique. Ela esteve acompanhada nas reuniões bilaterais por Konstantin Kosachev, vice-presidente do Conselho da Federação russo, e por Gennady Golov, alto funcionário administrativo da entidade.
Em 30 de outubro, Lula da Silva derrotou o presidente em exercício Jair Bolsonaro com 50,9% dos votos, e em novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou um pedido do Partido Liberal de Jair Bolsonaro para anular parte da votação nas eleições presidenciais.
Comentar