Panorama internacional

EUA colocam estabilidade mundial em risco com sanções contra China, relata GT

O jornal Global Times relatou que as sanções norte-americanas contra a China não só afetam as relações bilaterais, como também colocam em risco a paz e a estabilidade mundial.
Sputnik
A mídia também ressaltou que as relações entre Pequim e Washington estão entre os laços mais importantes de intercâmbio bilateral do mundo e, por isso, sua estabilização é importante.
Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, conversou com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para expressar sua esperança de que seja mantida a colaboração entre as duas nações.
O GT ressaltou que em 2022 as tensões entre os dois países chegaram a níveis de hostilidade perigosos devido às discordâncias sobre Taiwan e à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taipé.
Panorama internacional
'EUA deliberadamente enganam a opinião pública': China critica 'intrusão' de avião norte-americano
De acordo com o jornal, a visita abalou profundamente as relações entre os dois países, bem como a confiança mútua entre eles.
Outro fator de hostilidade da Casa Branca contra Pequim foi o aumento das sanções contra o comércio do gigante asiático e a política de desincorporação de seus mercados em termos de cadeia industrial de alta tecnologia.
O GT ainda destaca que, em um mundo de múltiplos desafios, os países maiores devem estabelecer exemplos de colaboração, instando Washington a dialogar em vez de buscar confrontos com sua mentalidade de ganhar sempre.
Comentar