O ministro da Defesa da Polônia assinou na quarta-feira (4) um acordo de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,62 bilhões) para comprar 116 tanques de combate M1A1 Abrams dos EUA, citou a agência norte-americana Associated Press.
Mariusz Blaszczak, ministro da Defesa da Polônia, assinou o acordo em uma base militar em Wesola, perto da capital Varsóvia. Trata-se do segundo lote de tanques americanos, sendo que o equipamento e logística relacionados serão entregues a partir deste ano.
Os funcionários disseram que a Polônia é o primeiro aliado dos EUA na Europa a receber tanques Abrams. Eles asseguraram que os acordos "fortalecem a Polônia, a região e o flanco oriental da OTAN" em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Em 2022 foi acertada entre Washington e Varsóvia a aquisição de 250 tanques Abrams modernizados, cuja entrega é prevista em 2025 e 2026. A Polônia também já recebeu baterias de mísseis Patriot e está aguardando a chegada de sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars dos EUA.
Na cerimônia de assinatura estiveram presentes Daniel Lawton, vice-chefe da missão dos EUA na Polônia, e o brigadeiro-general John Lubas, vice-comandante da 101ª Divisão Aerotransportada dos EUA, partes da qual estão destacadas no sudeste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.