A declaração de Podolyak ocorreu em entrevista ao site i24News.
"Não tenho dúvidas de que Netanyahu pode ser um mediador eficaz, pois entende precisamente o que são as guerras modernas e qual é a essência da mediação nessas condições", disse.
Podolyak acrescentou que o líder israelense poderia ser eficaz na mediação entre Moscou e Kiev quando chegar a hora das negociações de paz.
"As negociações acontecerão apenas no final da guerra, mas quando será isso? Existem condições muito simples — um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas. Temos que recuperar a nossa soberania e integridade territorial. Depois disso, iniciaremos as negociações com a participação de mediadores", acrescentou.
Pessoas se reúnem na cidade israelense de Tel Aviv para marcar o Dia da Independência da Ucrânia (da União Soviética em 1991), em 24 de agosto de 2022
© AFP 2023 / Jack Guez
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, disse no início desta semana, durante sua cerimônia de posse, que Tel Aviv "falaria menos" sobre o conflito na Ucrânia, mas continuaria a ajuda humanitária ao povo ucraniano.
Em resposta às palavras de Cohen, Podolyak disse à imprensa que as autoridades ucranianas "aceitam, com respeito, as posições de diferentes países", acrescentando que Tel Aviv "pode falar menos, mas o principal é tomar o lado certo".