Panorama internacional

EUA anunciam intenção de combater cooperação militar entre Rússia e Irã

Os Estados Unidos removeram da agenda de relações com o Irã a restauração do acordo nuclear e colocaram como prioridade a oposição à cooperação técnico-militar de Teerã com Moscou, disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Sputnik
"O JCPOA [Plano de Ação Conjunto Global] já há vários meses não está na pauta. No topo da nossa agenda está fazer tudo o que pudermos para defender os direitos universais do povo iraniano e combater a crescente cooperação de segurança entre o Irã e a Rússia", disse Price em uma coletiva de imprensa.
O presidente dos EUA, Joe Biden, reconheceu anteriormente que o acordo nuclear com o Irã está "morto", mas se recusou a anunciá-lo oficialmente. As autoridades norte-americanas continuam a participar das negociações para restaurar os acordos abandonados pelo anterior líder dos Estados Unidos, Donald Trump.
Países ocidentais afirmam que o Irã está supostamente fornecendo à Rússia drones para operações de combate na Ucrânia. Tanto Moscou como Teerã refutam tais alegações.
Panorama internacional
Kiev não forneceu provas de que Rússia estivesse usando drones iranianos, diz ministro da Defesa
Em meados de dezembro, o ministro da Defesa iraniano, Mohammad-Reza Ashtiani, disse em uma reunião conjunta de especialistas que Kiev não conseguiu fornecer nenhuma evidência de que a Rússia estivesse usando drones iranianos na Ucrânia.
Comentar