A crítica foi feita pelo embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, durante sessão realizada nesta quinta-feira (5). Nebenzya afirmou que os EUA não estão cooperando no âmbito do Quarteto do Oriente Médio, formado pelos dois países, pela ONU e pela União Europeia.
"Estamos desapontados porque nossos colegas norte-americanos no Quarteto repetidamente se recusaram a cooperar na retomada do processo de paz", disse Nebenzya.
Nebenzya disse ao Conselho de Segurança que a Rússia espera que o novo governo israelense, conduzido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, mostre vontade política e não tenha como objetivo destruir os lares palestinos.
"Esperamos que o novo gabinete israelense não tome o caminho da escalada, mostre vontade política e não tome medidas para criar realidades irreversíveis no terreno, incluindo a destruição de casas palestinas e o confisco de suas propriedades para não impedir o processo de paz", declarou.
Em discurso proferido na quarta-feira (4), Netanyahu disse que Israel vai revisar sua política externa para torná-la mais consistente com suas prioridades nacionais. Segundo ele, o país não vai mais abaixar a cabeça às demandas do mundo.