Notícias do Brasil

Itamaraty reverte decisão de Bolsonaro e reintegra o Brasil à Celac

Na quinta-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro anunciou oficialmente o retorno do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O retorno ocorre dois anos após a saída do país do órgão durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Sputnik
A anúncio oficial da volta do Brasil à Celac foi feito por meio de um comunicado publicado pelo Itamaraty.
"O governo brasileiro comunicou hoje, 5 de janeiro, aos países membros da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), pelos canais diplomáticos adequados, a reincorporação do Brasil, de forma plena e imediata, a todas as instâncias do mecanismo, tanto as de caráter político como as de natureza técnica", diz o comunicado.
Mauro Vieira, chanceler do Brasil
A volta do país ao órgão já era esperada, uma vez que tanto o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto o chefe do Itamaraty, Mauro Vieira, têm enfatizado em suas falas a necessidade de integração regional.
Na quinta-feira (4), o Itamaraty já havia revertido outra medida do governo anterior nas relações internacionais, recolocando o Brasil no Pacto Global para Migração da Organização das Nações Unidas (ONU).
A nota publicada pelo Itamaraty também aponta que Lula deve participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CELAC. O evento deve ocorrer no final de janeiro, quando o presidente brasileiro deve visitar a Argentina.
Comentar