Panorama internacional

Rússia: Ministério da Defesa anuncia treinamento de cerca de 1.000 militares do Tajiquistão

Nesta sexta-feira (6), a assessoria de imprensa do Distrito Militar Central da Rússia anunciou que os instrutores militares russos da 201ª base militar estacionada no Tajiquistão treinarão 1.000 especialistas para as Forças Armadas tajiques.
Sputnik
Conforme o comunicado, o treinamento das tropas do Tajiquistão deve ocorrer já em 2023. "O treinamento será realizado simultaneamente em dois locais — Lyaur e Sambuli — em 14 especialidades militares", disse a assessoria.
De acordo com os militares russos, o treinamento será realizado para manuseio de tanques T-72, lançadores de foguetes múltiplos BM-21 "Grad", canhões de artilharia autopropulsados 2S1 "Gvozdika" e veículos blindados BTR-80. Instrutores militares também treinarão scouts, granadeiros e outros soldados profissionais.
Lançadores múltiplos de foguetes Grad lançam salva de foguetes durante exercício conjunto de militares russos e tajiques no Tajiquistão
Após três meses de treinamento, as tropas do Tajiquistão testarão o armamento de veículos de combate, armas pequenas e lançadores de granadas.
A 201ª base militar é a maior instalação militar da Rússia fora do país. A base está estacionada nas cidades tajiques de Dushanbe e Bokhtar, e possui unidades de infantaria, tanques, artilharia, reconhecimento, auxílio de defesa e comunicações.
Comentar