Conforme o comunicado, o treinamento das tropas do Tajiquistão deve ocorrer já em 2023. "O treinamento será realizado simultaneamente em dois locais — Lyaur e Sambuli — em 14 especialidades militares", disse a assessoria.
De acordo com os militares russos, o treinamento será realizado para manuseio de tanques T-72, lançadores de foguetes múltiplos BM-21 "Grad", canhões de artilharia autopropulsados 2S1 "Gvozdika" e veículos blindados BTR-80. Instrutores militares também treinarão scouts, granadeiros e outros soldados profissionais.
Lançadores múltiplos de foguetes Grad lançam salva de foguetes durante exercício conjunto de militares russos e tajiques no Tajiquistão
© Sputnik / Iskandar Aminov
/ Após três meses de treinamento, as tropas do Tajiquistão testarão o armamento de veículos de combate, armas pequenas e lançadores de granadas.
A 201ª base militar é a maior instalação militar da Rússia fora do país. A base está estacionada nas cidades tajiques de Dushanbe e Bokhtar, e possui unidades de infantaria, tanques, artilharia, reconhecimento, auxílio de defesa e comunicações.