As chamadas de veteranos militares dos EUA e de seus familiares para a linha direta de prevenção de suicídios subiram repentinamente durante os feriados de Ano Novo, informou no sábado (6) o portal Military Times.
Durante os últimos sábado (31) e domingo (1º), o número de chamadas registradas pelo serviço foi de 3.869, um aumento de quase 19% em relação à média dos outros finais de semana, explica o portal. Ao mesmo tempo, as interações de chat aumentaram 25%, enquanto as conversas de texto com operadores da linha subiram 75% em comparação com o feriado de Ano Novo anterior.
Os funcionários responsáveis pela Linha de Crise dos Veteranos veem isso como um sinal de que o conhecimento e a acessibilidade do serviço estão aumentando.
"Queremos que todos os veteranos saibam que respondentes atenciosos e qualificados estão sempre aqui para eles e prontos para ajudar - mesmo em tempos de estresse particularmente alto e de alta demanda como a época de férias. Você pode acessar à Linha de Crise dos Veteranos a qualquer momento ligando para 988, depois pressione 1. Não espere, estenda a mão", apelou Denis McDonough, secretário do Departamento de Assuntos dos Veteranos dos Estados Unidos.
Esse número entrou em funcionamento em 16 de julho de 2022, e recebeu 200.000 chamadas até agora. O programa foi acompanhado por uma campanha publicitária para encorajar os veteranos a contatar a organização antes que os problemas pessoais atinjam um ponto crítico.
De acordo com os dados oficiais, em 2020, o último ano sobre o qual há dados, houve 17 suicídios diários de veteranos americanos. Trata-se do menor número registrado desde 2006, mas ainda significa cerca de 6.000 mortes anuais evitáveis, nota o Military Times.