Operação militar especial russa

Zelensky pressiona novo líder da Câmara dos EUA sobre ajuda 'vital' à Ucrânia: 'Nossa vitória comum'

Recém-eleito presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano Kevin McCarthy mal tinha sido empossado e ganhou um cumprimento do líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, na madrugada deste sábado (7).
Sputnik
Após celebrar efusiva e publicamente seu vultoso "presente de Natal" — um novo pacote de armas de R$ 3,75 bilhões (R$ 19,6 bilhões) fornecido pelo governo de Joe Biden —, o presidente ucraniano foi às redes sociais a fim de parabenizar a nova liderança legislativa, e não deixou de transmitir a ela um recado.

"Parabéns a [McCarthy] por sua eleição como presidente da Câmara dos Representantes [dos EUA]. O apoio dos EUA em todos os campos foi vital para o sucesso da [Ucrânia] no campo de batalha. Contamos com seu apoio contínuo e mais assistência dos EUA para aproximar nossa vitória comum", tuitou Zelensky.

Operação militar especial russa
'Derramamos nosso sangue pela OTAN', diz MD da Ucrânia
Na noite de sábado (7), parlamentares da Câmara dos Estados Unidos elegeram o republicano McCarthy como novo líder, encerrando o debate de quatro dias que impediu a Câmara de começar a trabalhar na nova composição.
O republicano disse, após sua eleição, que estava comprometido em interromper os gastos "esbanjadores" de Washington e o aumento da dívida nacional dos EUA.
Os pacotes de ajuda militar dos EUA para a Ucrânia precisam de aprovação do Congresso do país.
Diversos congressistas republicanos e alguns democratas se opõem às cifras bilionárias enviadas para a Ucrânia, argumentando que esse dinheiro deve ser usado para sanar problemas domésticos.
Na tarde de ontem (7), Zelensky usou sua conta no Twitter para comemorar o que ele próprio classificou como "presente de Natal": o bilionário pacote militar dado por Biden.
Eu saúdo o [maior] pacote de ajuda de defesa dos EUA de todos os tempos. Obrigado presidente pelo armamento completamente novo, incluindo veículos Bradley, mísseis antiaéreos. Isso fortalecerá o Exército da Ucrânia em um campo de batalha. Incrível presente de Natal para a Ucrânia! Junto com o povo dos EUA, estamos nos aproximando de uma vitória comum!
O anúncio do novo pacote veio em meio ao cessar-fogo estabelecido pela Rússia devido às celebrações do Natal ortodoxo, que são comuns em ambos os países.
A Ucrânia rejeitou a trégua russa, e Biden minimizou o ato, dizendo que a Rússia estaria "buscando oxigênio" diante do conflito.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) solicitaram ajuda para defendê-las da intensificação dos ataques das tropas ucranianas.
Os EUA e seus aliados impuseram sanções abrangentes contra a Rússia e forneceram armas e outras ajudas à Ucrânia no valor de dezenas de bilhões de dólares.
Operação militar especial russa
Analista: 'Zelensky não se importa mais com solução do conflito nem com população civil ucraniana'
Comentar