O presidente Joe Biden é esperado em El Paso, para uma visita no final do dia, onde deve se familiarizar com a situação da migração na fronteira sul dos EUA pela primeira vez desde o início de sua presidência.
"El Paso corre para remover imigrantes ilegais e campos de migrantes que estão lotando o centro da cidade antes da chegada de Biden. Previsível. Biden não quer que a América veja o caos que ele causou na fronteira. Isso é apenas uma foto e um jogo de faz de conta", disse o governador da cidade no Twitter.
Na semana passada, Biden anunciou sua intenção de enviar forças adicionais para a fronteira sul dos EUA e expandir a prática de deportação acelerada de migrantes ilegais. Ao mesmo tempo, o presidente norte-americano sugeriu a admissão legal de 30.000 imigrantes da Nicarágua, Cuba e Haiti no país a cada mês.
Depois de visitar El Paso, Biden vai seguir para o México para uma cúpula de líderes dos Estados da América do Norte, onde também vai ser discutida a questão da migração na região.
A Casa Branca continuamente se esquivou de perguntas sobre por que Biden não visitou a fronteira sul em meio a números recordes de migração que estão sobrecarregando os recursos federais e estaduais. Os republicanos também já haviam instado o presidente dos EUA a visitar a fronteira para ver em primeira mão a crise.