A Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), a missão de manutenção da paz liderada pela OTAN no território, rejeitou o pedido de Belgrado de enviar a polícia e as tropas para o Kosovo e Metohija, disse no domingo (8) Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia.
"Eles disseram na carta cuidadosamente elaborada para o governo sérvio, que recebi, que não havia necessidade de as tropas sérvias retornarem ao Kosovo e Metohija, e citaram a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU", declarou Vucic à emissora sérvia Pink.
Para o presidente, isso era "uma resposta previsível". Ele tinha pedido em meados de dezembro à OTAN que permitisse o retorno do Exército e da polícia sérvios a essas duas áreas.
17 de dezembro 2022, 11:53
O mais recente conflito começou em agosto, quando as autoridades da região autoproclamada do Kosovo exigiram a mudança de todas as placas de veículos datadas de antes de 1999 para novas, kosovares. Isso provocou um boicote entre os moradores sérvios locais, que começaram a construir barricadas no principal ponto fronteiriço entre a Sérvia e o Kosovo.
A população sérvia iniciou a remoção das barreiras após Pristina libertar o ex-policial sérvio Dejan Pantic, mas as tensões aumentaram novamente após um incidente em que a KFOR feriu um homem e um menino sérvios.