"Em Soledar [na República Popular de Donetsk] destacamos a fuga em massa da área urbana. A base de defesa das tropas ucranianas nesta área era composta pela 61ª Brigada Mecanizada Independente. E, de acordo com os dados da nossa inteligência, o comandante da brigada, com o nome de código Lyzhnik, instruiu os comandantes dos batalhões para, a partir da tarde e durante a noite, organizar a retirada das unidades restantes e sobreviventes da cidade", disse o militar.
De acordo com ele, o comando da brigada planejava retirar as tropas o mais secretamente possível, mas a fuga não passou despercebida das outras subunidades ucranianas na referida cidade.
"Além disso, também em Soledar, foram abandonadas unidades de mercenários poloneses", concluiu Filiponenko.
Na manhã de segunda-feira (9) se tornou conhecida a libertação de vila de Bakhmutskoe, que está localizada nas proximidades de Soledar e a nordeste do importante centro de transporte de Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana).
Através desta cidade passa uma rede de rodovias e ferrovias, por meio das quais o agrupamento de tropas da Ucrânia recebe suprimentos militares em Donbass.