Panorama internacional

Vucic: se Sérvia apoiar sanções antirrussas, Ocidente a forçará a reconhecer Kosovo

O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, durante coletiva de imprensa após encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em Belgrado, na Sérvia, em 10 de outubro de 2021
Assim que a Sérvia concordar em introduzir sanções contra a Rússia, o Ocidente também a forçará a reconhecer a independência da autoproclamada república do Kosovo, afirmou o presidente sérvio Aleksandar Vucic.
Sputnik
Vucic lembrou que as autoridades sérvias já cumpriam as exigências do Ocidente, extraditando, em particular, o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic e prendendo o ex-comandante dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic.
Contudo, a Sérvia nunca se tornou parte da União Europeia.

"E o que nós recebemos? A liberação de vistos?! E agora, se nós impormos sanções, então descobriremos que chegou a hora do Kosovo", disse o líder sérvio ao TV Pink.

Anteriormente, Aleksandr Vucic declarou que seu país não vai introduzir sanções contra Moscou até que isso não ameace seus "interesses vitais".
Sérvios kosovares seguram bandeira sérvia em uma ação em Strpce, em apoio a dois sérvios feridos no Kosovo, na véspera do Natal ortodoxo, 6 de janeiro de 2023
Panorama internacional
'Resposta previsível': OTAN rejeita pedido de Belgrado de enviar contingente sérvio para o Kosovo
Comentar