Segundo as fontes, ambulâncias dos serviços de emergência já teriam chegado ao local, onde também foram ouvidos tiros. Mais detalhes sobre o incidente ainda não foram revelados.
No então, relatos da mídia afirmaram que mais de 20 pessoas foram mortas ou feridas na explosão que atingiu o edifício do ministério e que ao menos 12 teriam sido vítimas fatais.
Há relatos de que o alvo poderia ser Sher Mohammad Abbas Stanikzai, vice-ministro das Relações Exteriores do Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista). Foi confirmado que o diplomata está em segurança.
Os acontecimentos vêm logo depois de o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nafi Takoor, afirmar que uma explosão atingiu um aeroporto militar na capital afegã de Cabul, no início de janeiro. Ele acrescentou que várias pessoas foram mortas ou feridas como resultado do incidente.
"Nesta manhã [1º], houve uma explosão no aeroporto militar de Cabul, razão pela qual vários de nossos cidadãos foram martirizados e feridos", disse Takoor em um comunicado.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pela explosão, mas a afiliada regional do Daesh (grupo terrorista banido na Rússia e em uma série de outros países), conhecida como Estado Islâmico da província de Khorasan, aumentou seus ataques desde que o Talibã tomou o poder no Afeganistão em agosto de 2021. Os alvos incluem patrulhas do Talibã e membros da minoria xiita do Afeganistão.