Os ucranianos com passaporte russo devem ser privados de sua cidadania, disse o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em coletiva em Lvov, nesta quarta-feira (11), cujo vídeo foi publicado em seu canal do Telegram.
"Nossa tarefa é que todas as pessoas que têm cidadania dupla, tripla, incluindo cidadania russa, que têm influência espiritual ou política em nosso país, todas essas pessoas devem necessariamente permanecer com apenas uma cidadania, russa, e viver no Estado correspondente", disse Zelensky.
No dia anterior, Zelensky aprovou a privação da cidadania ucraniana dos deputados Viktor Medvedchuk, Andrei Derkach, Taras Kozak e Renat Kuzmin, que integram a proibida plataforma de oposição Partido pela Vida. Ele observou que "estas não são as últimas decisões desse tipo a serem tomadas".
O presidente ucraniano vem tomando uma série de ações controversas, que geram revolta em seu próprio povo. Uma delas foi a recente aprovação de uma nova lei de imprensa que permite que autoridades ucranianas apliquem multas ou fechem qualquer canal de TV, jornal ou site se, por algum motivo, não gostarem de seu conteúdo informativo. A lei é considerada como censura e contraria a liberdade de expressão na Europa.