Notícias do Brasil

Maioria enxerga responsabilidade de Bolsonaro em atos violentos em Brasília, aponta Datafolha

Levantamento divulgado pelo instituto Datafolha nesta quinta-feira (12) indica que a maioria da população enxerga que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciou de alguma forma os atos violentos realizados por seus apoiadores no último domingo (8) contra os prédios dos três Poderes, em Brasília.
Sputnik
Conforme informou o G1, o Datafolha indicou que 55% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente tem alguma responsabilidade nas invasões. Enquanto 38% acreditam que há "muita responsabilidade", 17% enxergam "pouca".
Notícias do Brasil
Bolsonaro pode ser responsabilizado criminalmente por invasão de bolsonaristas radicais em Brasília?
Outros 39% acreditam que não houve nenhuma influência do ex-mandatário, enquanto 6% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 1.214 pessoas por telefone e tem margem de erro de três pontos percentuais.
Outro levantamento do Datafolha, divulgado na quarta-feira (11), aponta que 93% dos brasileiros condenaram os ataques às instituições feitos pelos bolsonaristas em Brasília e que a grande maioria é favorável à prisão dos envolvidos no episódio.
Balanço divulgado pelo Ministério da Justiça aponta que 1.368 pessoas foram presas em razão dos atos pela Polícia Federal, pela Polícia Militar do Distrito Federal e pela Polícia Civil do DF. Outras 684 pessoas que participaram dos atos foram liberadas e responderão em liberdade.

Atos violentos em Brasília

No último domingo (8), um grupo de apoiadores radicais de Jair Bolsonaro invadiu os prédios dos três Poderes, em Brasília, e deixou um rastro de destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e, principalmente, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Os manifestantes pediam uma intervenção militar para derrubar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu no dia 1º.
Notícias do Brasil
UNESCO ajudará Brasil a restaurar obras de arte danificadas nos atos violentos
Comentar