Panorama internacional

Rotular IRGC do Irã como organização terrorista 'é uma questão ativa', diz subsecretário britânico

Na quinta-feira (11), a Suprema Corte iraniana condenou um cidadão iraniano-britânico a pena de morte por espionagem. Governo britânico diz que está levando a classificação do IRGC como algo "extremamente sério".
Sputnik
Londres está considerando seriamente classificar o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã como organização terrorista, mas ainda não chegou a uma decisão final sobre o assunto, disse o subsecretário britânico de Estado Parlamentar para a Europa, Leo Docherty, ao Parlamento nesta quinta-feira (12).

"Seria errado da minha parte especular [...] sobre o resultado da consideração atual do governo sobre esta questão, mas ela está ativa. [...] E isso é algo que consideramos extremamente sério", disse Docherty durante um debate sobre a situação no Irã durante o qual alguns legisladores pediram a proibição, segundo a Reuters.

Identificar o IRGC como um grupo terrorista significaria que se tornaria uma ofensa criminal no Reino Unido pertencer ao grupo, participar de suas reuniões e carregar seu logotipo em público. Atualmente, a organização já está sujeita a sanções britânicas.
Panorama internacional
Irã deixa de exigir remoção do IRGC de lista terrorista dos EUA nas negociações do acordo nuclear
Ontem (11), a Suprema Corte do Irã condenou um cidadão iraniano-britânico à morte sob a acusação de espionagem para o Reino Unido. Alireza Akbari recebeu a pena de morte por "corrupção na Terra e por prejudicar a segurança interna e externa do país ao repassar informações de inteligência", segundo a Al Jazeera.
Comentar