Em comunicado, o chefe da diplomacia dos EUA detalhou que o acordo inclui parcerias para exploração da Lua e outros corpos celestes para fins pacíficos.
Segundo Blinken, o acordo é baseado "em muitos anos de cooperação pacífica e frutífera" no setor espacial entre os dois países, e representa uma "visão compartilhada para promover o progresso científico e a exploração espacial humana".
Blinken e Hayashi participaram de uma cerimônia de assinatura ao lado do chefe da NASA, Bill Nelson, e do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Os líderes falaram da história da cooperação espacial entre EUA e Japão e dos futuros esforços em que esperam colaborar.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken (à esquerda), cumprimenta o chanceler japonês, Yoshimasa Hayashi (à direita), em Tóquio, 23 de maio de 2022
© AP Photo / Philip Fong
O acordo firmado ressalta o compromisso dos EUA e do Japão com atividades espaciais seguras e responsáveis na órbita da Terra, na Lua e além, segundo o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel.
A medida reforçará a colaboração em termos de ciência lunar, na ciência da terra, na ciência aeronáutica e em outras áreas relacionadas ao espaço, disse Blinken. Em março, um novo encontro deve ser realizado entre representantes de EUA e Japão para desenvolver aspectos do acordo.