Rússia planeja iniciar construção de aerodeslizadores para desembarque de fuzileiros

O Estaleiro de Construção Naval de Khabarovsk, situado no Extremo Oriente russo, planeja iniciar a construção de aerodeslizadores Murena com base em um projeto modernizado, disse Sergei Korolev, o engenheiro-chefe da empresa.
Sputnik
"Apresentamos um trabalho de iniciativa, um projeto técnico para a criação de aerodeslizadores de desembarque do tipo Murena. É um projeto absolutamente único para a nossa empresa, nunca foi construído por ninguém, agora está sendo modernizado e esperamos assinar um contrato este ano […] Esperamos que neste ano comecemos a construir", disse Korolev em entrevista ao programa Vesti. Khabarovsk.
Entre 2002 e 2006 foram construídos três barcos pelo projeto de exportação Murena-E para a Marinha da Coreia do Sul. Em setembro de 2018 foram anunciados planos para a construção de oito embarcações no período de 2019 a 2027.
Aerodeslizadores do projeto 12061 Murena são uma série de embarcações de desembarque anfíbio soviéticas e russas de alta velocidade desenvolvida para o desembarque de tropas em costas não equipadas.
Navio aerodeslizador russo, maior do mundo, conduz disparos de artilharia no mar Báltico (VÍDEO)
Murena é capaz de atingir velocidades de 55 nós (102 km/h) e transportar um tanque, dois veículos de combate de infantaria ou 130 fuzileiros. A embarcação está equipada com duas peças de artilharia automáticas de 30 mm AK-306 e dois lançadores de granadas AGS-17.
Comentar