De acordo com o comunicado divulgado nas redes sociais, três projéteis de 155 mm foram disparados pelas forças ucranianas contra a cidade de Gorlovka durante a noite. Não há informações sobre feridos e danos materiais.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, as tropas ucranianas realizaram cerca de 370 ataques de artilharia contra posições militares russas nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), assim como nas regiões de Zaporozhie e Kherson, durante o cessar-fogo de 36 horas, declarado pela Rússia no dias 6 e 7 de Janeiro. O cessar-fogo foi anunciado pela Rússia com o objetivo de permitir que os cristãos ortodoxos nas áreas de hostilidades pudessem frequentar suas igrejas nos dias de comemoração do Natal.
Militares durante o treinamento para unidades de elite mobilizadas das Forças Aeroespaciais em um dos campos de treinamento na região de Zaporozhie em 30 de dezembro de 2022
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
/ Em setembro do ano passado, o governo russo aceitou a adesão de Zaporozhie, Kherson, RPD e RPL à Rússia. A medida foi ratificada após referendos realizados nas regiões sujos resultados apontaram apoio à adesão.
A operação militar especial russa na Ucrânia foi deflagrada em fevereiro de 2022, após solicitação de assistência militar das repúblicas da região de Donbass em meio ao aumento exponencial de violações de cessar-fogo por parte das forças ucranianas.