As sirenes de ataque aéreo dispararam pouco depois da meia-noite, no horário local (19h00 no horário de Brasília), nas regiões ucranianas de Kirovograd e Dnepropetrovsk, assim como nas partes controladas pela Ucrânia da região de Zaporozhie e da República Popular de Donetsk (RPD), conforme mostra o mapa on-line do ministério.
Desde meados de outubro do ano passado, a Rússia realiza ataques de precisão contra alvos da infraestrutura ucraniana. Os ataques tiveram início dois dias após um atentado contra a Ponte da Crimeia, ataque atribuído às forças ucranianas pelas autoridades russas.
Militares durante o treinamento para unidades de elite mobilizadas das Forças Aeroespaciais em um dos campos de treinamento na região de Zaporozhie em 30 de dezembro de 2022
© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
/ Em novembro, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal, afirmou que os ataques russos danificaram cerca de 50% da infraestrutura energética ucraniana.
No final do ano passado, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou que é impossível restaurar totalmente a infraestrutura energética da Ucrânia. De acordo com Zelensky, essa situação não permite o cessar das interrupções de energia programadas na maioria das cidades e distritos do país.