No início do dia, a OTAN disse que os jatos de vigilância AWACS deveriam chegar à Romênia em algum momento na terça-feira para monitorar a atividade militar da Rússia.
"Os jatos AWACS chegaram a Bucareste, de onde transmitirão informações à OTAN sobre quaisquer movimentos táticos e operacionais na fronteira da aliança", disse Tilvar.
A OTAN pretende rastrear as ações militares em seu flanco oriental usando essas aeronaves, acrescentou o ministro.
Os aviões de vigilância AWACS pertencem a uma frota de 14 aeronaves de vigilância da OTAN que geralmente estão baseadas na cidade de Geilenkirchen, no oeste da Alemanha.
A OTAN tem reforçado seu flanco oriental na fronteira com a Rússia e Belarus desde o final de 2021, despachando tropas adicionais para a região. Em resposta ao lançamento da operação militar especial de Moscou na Ucrânia em fevereiro de 2022, a OTAN reforçou ainda mais o flanco enviando navios, aviões e tropas terrestres adicionais para a região e colocando-os em alerta máximo. A aliança também afirmou que os sistemas AWACS eram capazes de detectar jatos a uma distância de centenas de quilômetros, o que os tornava um elemento-chave na dissuasão e defesa da OTAN. A missão está programada para durar várias semanas.