Em entrevista à agência iraniana Tasnim nesta quarta-feira (18), Kowsari alertou aos governos europeus sobre cair na armadilha de uma conspiração arquitetada pelos Estados Unidos e Israel para colocar o IRGC na lista negra.
"As consequências da conspiração da União Europeia contra o IRGC podem ser insuportáveis para os países europeus", acrescentando que tal conspiração "não restringirá o IRGC de forma alguma".
Ele também pediu ao bloco europeu que mantenha sua independência dos EUA e evite tomar qualquer ação contra o IRGC, porque um movimento tão hostil poderia arruinar qualquer chance de negociações com o Irã.
Depois que o Teerã executou no sábado (14) Alireza Akbari, de nacionalidade britânica-iraniana por espionar para Reino Unido, espera-se que Londres e UE coordenem movimentos para designar o IRGC como uma organização terrorista.
Na sexta-feira passada (11), o subsecretário de Estado Parlamentar para a Europa, o britânico Leo Docherty, disse que rotular o IRGC com essa classificação "é uma questão ativa" que está na mesa, conforme noticiado.